Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Movimento Reflexão Crítica

Movimento de Professores e Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretendemos um Conselho Geral mais ativo, assumindo um papel mobilizador e de participação da Academia Transmontana.

UTAD: medo ou livre pensamento e ação?

30.11.20

My Post - 2020-11-29T234728.886.jpg

A Universidade Pública, com a superior responsabilidade por ser Pública, tem como obrigação primordial respeitar escrupulosamente o direito à livre opinião, aliás, na obediência estrita à sua missão, deve abrir novos horizontes para que o pensamento seja livre e inovador, o que pode ser expresso através da máxima latitude. Não deve, por isso, acolher no seu seio práticas tuteladas de conceitos e teorias limitadoras de iniciativas de debate de ideias ou relativos à transmissão de conhecimento. A própria ideia de autorização prévia é censória e não pode ser confundida com autonomia universitária.

Sócrates, o filósofo grego, quando lhe propuseram clemência a troco do seu silêncio para que não afrontasse a moral vigente, recusou-a e, por integridade intelectual, tomou a cicuta pela sua própria mão. A cicuta que tomamos na UTAD, sem dar disso conta, são os muros que erguemos à nossa volta para não ofender os poderes vigentes e garantir uma carreira tranquila. Mas o veneno à liberdade de opinião, para evitar afrontar as convicções morais superiormente estabelecidas, geralmente tem origem numa hierarquização excessiva, com normas rígidas e receosas da criação de saber, da descoberta de verdade e do livre pensamento.

 

Quando nos deparámos na UTAD com colegas que manifestaram receio de subscrever listas às eleições que agora se realizam, quando existe um “poder” que controla os mails da lista geral da UTAD, mesmo que possam atentar contra o senso comum, quando está instalado na academia um sentimento de pouca transparência nos processos e decisões que motiva suspeições e receios, então é altura de darmos uma vassourada no MEDO dentro da nossa UTAD.

 

É isto a que se propõe a Lista D a dois dias das eleições para o Conselho Geral no nosso último comunicado… Contudo, talvez merecesse ter sido o primeiro…