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Movimento Reflexão Crítica

Movimento de Professores e Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretendemos um Conselho Geral mais ativo, assumindo um papel mobilizador e de participação da Academia Transmontana.

Ensino

20.11.20

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O Conselho Geral é, por excelência, um fórum de debate das estratégias para o desenvolvimento da UTAD, procurando respostas para questões relevantes para a Academia, nomeadamente na área do ensino.

 

Que projeto educativo/formativo para a UTAD?

  • Valorizar a liderança científico-pedagógica, com afirmação em áreas específicas do Saber;
  • Construir o processo ensino-aprendizagem numa cultura de rigor e gestão eficiente dos recursos;
  • Implementar projetos de ensino suportados na atividade de investigação dos docentes, privilegiando a interdisciplinaridade;
  • Avaliar a oferta formativa, em respeito pela missão da UTAD e em estreita colaboração com as entidades empregadoras (stakeholders);
  • Avaliar os planos curriculares, no sentido de implementar uma maior cooperação interdepartamental e interescolas;
  • Adequar as práticas pedagógicas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, atendendo às necessidades dos contextos educativos;
  • Envolver os estudantes nas atividades de científicas e de investigação;
  • Definir estratégias de captação de estudantes nacionais e internacionais, nomeadamente para 2º e 3º ciclos de estudo;
  • Incentivar os processos de mobilidade de estudantes e docentes;
  • Monitorizar a qualidade do ensino, do percurso académico dos estudantes e do abandono escolar;
  • Avaliar as necessidades de rejuvenescimento e promoção do desenvolvimento profissional e académico dos docentes;
  • Repensar a valorização da atividade pedagógica, no processo de avaliação dos docentes, face a outras funções de gestão.

 

Estas e outras questões relevantes na área do ensino beneficiavam de uma discussão alargada, em grupos multidisciplinares indigitados pelo Conselho Geral. 

Defendemos uma cultura de integração plena dos estudantes na Academia, proporcionando experiências pedagógicas de elevada qualidade com desenvolvimento de estratégias proactivas com vista à sua inserção no mercado de trabalho.