Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Movimento Reflexão Crítica

Movimento de Professores e Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretendemos um Conselho Geral mais ativo, assumindo um papel mobilizador e de participação da Academia Transmontana.

Comunicar com a Academia

31.10.20

My Post - 2020-10-31T190730.311.jpg

O Conselho Geral é um órgão por excelência de análise da estratégia da Universidade nos vários domínios, não devendo permanecer encerrado numa redoma assética e a sua atividade desconhecida, pelo contrário, o exercício pleno das suas funções obriga a um diálogo claro e eficaz com a Academia.

O que propomos:

  • Criação de uma Comissão para a Comunicação por parte do Conselho Geral (CG).
  • Elaboração de uma página Web, alojada no site institucional, para dar a conhecer não só a atividade realizada, incluindo o diagnóstico dos vários setores da Universidade e as propostas estratégicas dedicadas, mas também para recolher as diferentes formas de participação por parte da Academia, nomeadamente através de artigos de opinião.
  • Criação de uma newsletter associada com informações periódicas do CG, o que não se sobrepõe à divulgação de notas à comunidade académica após cada reunião deste órgão com as principais deliberações.
  • Descentralização das reuniões do CG, através da realização de reuniões ordinárias parcialmente abertas em cada uma das Escolas. Pretende-se, desta forma, promover o debate de ideias entre os representantes das Escolas e os elementos do CG.
  • Promoção de debates internos sobre temas estruturantes da nossa Universidade.
  • Organização de reuniões abertas sobre os grandes desafios da Sociedade e temas estratégicos para as Instituições de Ensino Superior. Neste âmbito, os cooptados do CG deverão ter um papel ativo estimulando a Universidade a debater os grandes desafios societais e promovendo a sua abertura ao exterior.

 

O próximo CG deverá ser dotado da necessária visibilidade, sendo essencial usar os canais de comunicação existentes, mas também saber criar ferramentas adaptadas à realidade da nossa instituição, para que a desejada interação com a comunidade não seja mera figura de retórica.

 Download