Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Movimento Reflexão Crítica

Movimento de Professores e Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretendemos um Conselho Geral mais ativo, assumindo um papel mobilizador e de participação da Academia Transmontana.

A UTAD e a extensão de Serviços à Comunidade

24.11.20

My Post - 2020-11-24T120756.091.jpg

A extensão é, a par do ensino e da investigação, um dos pilares da atividade universitária. A transferência sistematizada de conhecimento e tecnologia entre o meio académico e a sociedade conduz à democratização dos saberes académicos, à aplicação de conhecimentos e competências e à participação efetiva da Universidade na vida da comunidade.

 

Como visão do conselho Geral sobre a dinamização dos serviços de extensão, propomos: 

  • Garantir o apoio jurídico, administrativo e contabilístico para a dinamização e contratualização de prestação de serviços, tendo como objetivos a procura simultânea duma melhor proteção do docente, da UTAD e o adequado cumprimento do plano de trabalhos e da execução financeira dos centros de custos pelos docentes responsáveis.
  • Divulgar a capacidade da UTAD nos vários domínios científicos de modo a captarem o interesse dos agentes económicos, designadamente entidades privadas e públicas.
  • Promover a realização de trabalhos de extensão universitária com captação de receitas próprias através de incentivos previstos no ECDU, com o reconhecimento devido na avaliação de desempenho dos docentes ou no âmbito da DSD.
  • Impulsionar a certificação de laboratórios e serviços para incremento da competitividade.
  • Pugnar para que o Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, Regia Douro Park, não se dissocie da atividade da UTAD, atuando eficazmente como agente incubador e polo de apoio às empresas, destinado a uma transferência mais abrangente de conhecimentos e tecnologia.
  • Monitorizar o impacto dos serviços de Extensão na comunidade e na Universidade.

 

A UTAD deve ser um agente de transformação da sociedade com impacto no desenvolvimento local, regional e nacional. Para isso é necessária a definição de uma política de extensão universitária que dê resposta às necessidades dos stakeholders e da realidade envolvente.